Seminário de Educação Étnico-Racial

As questões étnico-raciais foram pautas do trabalho da UNCME-RS, no último dia 21 de março, na ocasião do Seminário “Educação Étnico-Racial: um direito de todos”, realizado no Auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari em Porto Alegre. O evento marcou o início dos trabalhos do Fórum Estadual Étnico-Racial e a UNCME-RS esteve presente, com a presença da 1ª Secretária e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Butiá, Angela Maria Lima.




O evento reuniu aproximadamente 150 (cento e cinquenta) educadores, de todos os cantos do Estado do Rio Grande do Sul, que discutem a temática e participam de uma luta pela defesa da diversidade étnico-racial em todas as escolas públicas gaúchas. A primeira mesa de trabalho foi iniciada por Adriana Santos, integrante da SEDUC e coordenadora do GT (grupo de trabalho) do Plano Estadual de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. O principal fundamento do Plano Estadual é que se elabore um documento que seja efetivamente trabalhado nas escolas.


Também foram apresentadas as experiências das Universidades no que tange o cumprimento da Lei Federal nº 10.639/03, que prevê a inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Para a 1ª Secretária da UNCME-RS, Angela Maria Lima, a temática é “fundamental para o trabalho de todos os Conselhos Municipais de Educação do RS, que devem aliar esforços para o cumprimento e a garantia da diversidade étnico-racial dentro das escolas gaúchas”, afirma Angela. A entidade compõe o Fórum Estadual e participa ativamente deste espaço de discussão e luta pela melhoria e qualificação da educação.