Conselhos promovem a SAM


Do último dia 30 de maio a 03 de junho, do presente ano, ocorreu em todo o País, a Semana da Ação Mundial, evento promovido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O evento tinha por objetivo mobilizar diversas entidades educacionais, naquele período para discutir temas pertinentes à área, em destaque, para o financiamento da educação, através da nova política do Governo Federal, expressa no Plano Nacional de Educação. Os Conselhos Municipais de Educação foram mobilizados, pela UNCME-RS, e participaram ativamente deste processo.


Dentre todas as ações informadas para a entidade, destaca-se o evento realizado no município de Itaara, que fica na região Central do Estado (AMCENTRO). No dia 31 de maio, o Conselho Municipal de Educação, promoveu um encontro, que envolveu a sociedade civil organizada, e discutiu o tema. Na oportunidade, a Auditora Externa do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Michele Cioccari, falou sobre a temática do financiamento e nos procedimentos para acompanhar os dados no site do TCE-RS. Além disto, também foram tratados a questão do Direto das Crianças, e as funções do Conselho Municipal de Educação, e do Sistema Municipal de Ensino.


Estas ações dos órgãos colegiados são importantes para fomentar a sua participação na discussão das políticas educacionais, em âmbito municipal. De acordo com a Professora Nehita Isar Garaialde Peres, Presidente do CME de Itaara e 2ª Secretária da UNCME-RS, a ação foi um importante instrumento para divulgar a importância do colegiado dentro do Sistema Municipal de Ensino, afirma Nehita. A UNCME-RS parabeniza e incentiva mais ações como esta, em diversos cantos do nosso Estado.