Cirandas pela Educação 2017


Hoje realizamos a atividade Cirandas pela Educação, proposta pela UNCME Nacional a todos os Estados. A atividade foi realizada para os/as Coordenadores/as Regionais da UNCME-RS.


A palestrante, Conselheira Deisi Noro, Vice-coordenadora da Regional AMESNE, apresentou sua Dissertação de Mestrado intitulado "Discussões relacionadas a gênero nos Planos de Educação: o respeito à diversidade nas políticas públicas educacionais". Os/As presentes discutiram formas de dialogar com a comunidade sobre questões polêmicas relacionadas as propostas pedagógicas e na continuidade com o Legislativo de seus municípios. A palestrante colocou sua percepção ao realizar a pesquisa juntos ao atores da temática foi em relação a falta de uma real compreensão das questões de gênero para uma discussão mais qualificada. Houve a discussão de que as questões de gênero saíram da Base Nacional Comum Curricular V3 e outros documentos relacionados a Educação. Além disso, foi debatido a necessidade de formação inicial e continuada aos/às professores/as e uma ampliação do debate social acerca da temática.


Durante sua apresentação a Conselheira Deisi colocou que organizações internacionais estão discutindo as questões dos Direitos Humanos no Brasil, assim como a retirada de direitos que estamos vivendo. Contudo, é preciso continuar na luta em prol dos estudantes, pois existem pesquisas que apontam a evasão escolar por motivos de discriminação e Bullying homofóbico.

"É preciso educar os educadores. Os professores precisam sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento. E essa evolução ainda não aconteceu. O professor possui uma missão social, e tanto a opinião pública como o cidadão precisam ter a consciência dessa missão." Edgar Morin