UNCME-RS presente na reunião do Fórum Ampliado dos Conselhos de Educação (CNE, CEEs e CMEs)


O mês de junho iniciou com muitas tarefas para a UNCME-RS. Nossa Coordenadora, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, esteve em Brasília no dia 04 para participar da reunião do Fórum Ampliado dos Conselhos de Educação (CNE, CEEs e CMEs).


Durante o dia houve também reunião da Diretoria Nacional da UNCME e ao final da tarde a Coordenadora participou de uma reunião da Comissão Bicameral do CNE.

Foi um dia intenso de discussões afim de trazer para o Rio Grande do Sul informações do que está sendo debatido/decidido em Brasília a nível nacional acerca da Educação.


A alteração da Data-corte para ingresso nas etapas obrigatórias da Educação Básica está sendo discutida e votada no Supremo Tribunal Federal. A votação está empatada, os Ministros estão tratando da constitucionalidade e das questões pedagógicas que ficam a cargo do Ministério da Educação-MEC e do Conselho Nacional de Educação-CNE.


A situação requere ação, pois uma decisão divergente do que temos hoje normatizada pelo CNE causará um impacto muito grande nas escolas em função das estruturas e dos quadros de RH, uma vez que haverá de imediato um esvaziamento da Educação Infantil e um inchaço no primeiro ano do Ensino Fundamental. As Redes de Ensino estão preparadas para isso? Estamos acompanhado a situação e tão logo o assunto seja definido informaremos a todos e todas.


Sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular-BNCC houve a informação de que o MEC está apoiando os Estados e os Municípios com equipe técnica para a construção/revisão dos currículos a partir Documento Final aprovado em dezembro de 2017. Para isso as pessoas envolvidas estão recebendo formação para atuarem juntos aos entes federados. Aos Conselhos Municipais de Educação ficou a atribuição de aprovar o currículo de seu município entre os meses de novembro e dezembro de 2018.


Os Colegiados também terão apoio para se organizarem afim de realizarem esta tarefa com todo o conhecimento possível. Este auxílio será por meio da UNCME que está recebendo orientações do MEC. Aguardem que logo informaremos mais, no entanto, no site da BNCC tem material para consulta/estudo.


Com as alterações propostas pela BNCC a formação inicial dos/as professoras também terão modificações. O CNE já está trabalhando no assunto para orientar as instituições de Ensino Superior.


Além disso, foi informado a ocorrência das Audiências Públicas sobre a BNCC Ensino Médio. Na que foi realizada em Florianópolis/SC a nossa Coordenadora participou e defendeu a Educação de Qualidade Social para todos e todas de forma que seja garantida realmente oportunidades de aprendizagens aos/às nossos/as jovens.


A UNCME-RS está sempre à disposição para compartilhar

informações e conhecimentos!