Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI

 

Dia 11 de junho ocorreu a reunião do Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI em Porto Alegre/RS, na Sala de reuniões da FACED – Faculdade de Educação de UFRGS. O assunto do dia foi a Educação Infantil e o currículo.

 

A reunião foi iniciada com explicações sobre a condução que será dada na reunião do dia de hoje.

 

Em seguida foi solicitado a todos os presentes que dissessem quem são, o que fazem, município de origem e quem estavam representando.

        

O próximo assunto tratado foi sobre a participação na SAM (Semana da Ação Mundial), foram todos bastante estimulados para realizarem nos seus municípios e enviarem relatório da atividade desenvolvida, por mais modesta que fosse.

 

Foi relatado que em Novo Hamburgo criaram uma Lei municipal da “Semana do Brincar” com objetivo de marcar a importância de brincar tanto para as crianças, quanto para os adultos. São desenvolvidas ações onde, por exemplo: nas paradas de ônibus são levados brinquedos de bolso: cama de gato e enquanto as pessoas aguardam, vão brincando...

         

Ficou como sugestão que em todos os municípios se faça a Semana do Brincar.

        

Realizaram a divulgação do XXXIV Encontro Nacional do MIEIB (Movimento Inter fóruns da Educação Infantil Brasileira), dias 22, 23, e 24 de agosto, em Manaus.

        

Novamente foi falado sobre o corte etário (feita uma analogia ao Mito de Sísifo), informaram que o MIEIB enviou ofício nº 05/2018 ao Supremo Tribunal Federal, manifestando mais uma vez que argumenta e defende a manutenção do corte etário. Para visualizar o ofício acesse www.mieib.org.br

          

Acontecerá o Encontro Regional Sul do MIEIB, em Porto Alegre, dia 24 de julho, onde visam o fortalecimento do movimento a favor da Educação Infantil. Será um evento que acontecerá apenas em um turno (tarde) e solicitaram indicações de nomes para realizar uma fala significativa, sugeri nossa Coordenadora Estadual Fabiane Bitello Pedro, que fala com propriedade sobre o assunto.

           

Foi aberta uma discussão sobre a Educação Infantil e a importância de uma boa formação dos professores que trabalham com esta clientela.

           

Às 11 horas iniciou-se uma apresentação cultural do grupo “Cantantes e Brincantes” que realizam seu trabalho na educação do campo, todos foram convidados para dançar e cantar junto.

           

Finalizando a parte da manhã, foi entregue um texto do Paulo Fochi – A didática dos Campos de Experiência, para que se fizesse a leitura e em seguida iniciassem discussões.

 

Angela Maria de Lima da Silva

Presidente do CME de Butiã

 

 

Please reload

Destaques

Assinatura do Termo de Cooperação do TCE-RS com a UNCME-RS

1/7
Please reload

Av. Dom João Becker, 271 sala 04
Centro - São Leopoldo / RS
CEP: 93010-010
E-mail: uncmers@gmail.com          
Telefone: 51 989-22-8945 / 51 992-61-1113
Siga nossas Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Nossos Parceiros:
Clique Aqui e faça contato conosco