IX Encontro Estadual da UNCME-RS

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2018 ocorreu o IX Encontro Estadual da UNCME-RS no Anfiteatro Pe.Werner – UNISINOS, Campus São Leopoldo. O tema central foi “Para além da BNCC: Currículo de Referência dos municípios e o papel dos Conselhos Municipais de Educação na sua implementação”. Os dois dias foram momentos de diálogos, esclarecimentos, informações e formações sobre a atual conjuntara da Educação Brasileira, Currículos e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

 

Estiveram presentes no Encontro aproximadamente 400 pessoas, entre Conselheiros(as) Municipais de Educação, membros das Secretarias Municipais de Educação, Professores(as)  das Redes Públicas (Municipal, Estadual e Federal) e Privadas e outros(as) interessados(as) na temática. Tínhamos conhecimento do interesse desse público por meio das reuniões mensais que são realizadas entre a Diretoria Executiva e Coordenações Regionais da UNCME-RS e, ainda, pelas solicitações de esclarecimentos/auxílios dos órgãos acerca do tema em tela. Dessa forma, o Evento foi organizado para contemplar as expectativas de todos e todas. O número de participantes inscritos já nos apontava o grandioso Encontro que teríamos.

 

Assim, a UNCME-RS convidou autoridades e palestrantes que discorressem com o intuito de fortalecer as ações dos Conselhos Municipais de Educação do RS e, consequentemente, qualificar a Educação gaúcha. Para tanto, foram organizados os tempos de cada atividade de maneira que as falas fossem objetivas e esclarecedoras e, ainda, tempo para os questionamentos a serem realizados pelos(as) participantes.

 

 

Os dias do Encontro antecederam a culminação das Comemorações da Revolução Farroupilha, realizado anualmente no dia 20 de setembro. Diante deste acontecimento, no primeiro dia os(as) participantes foram recepcionados com coquetel típico e com a apresentação cultural da poetiza Jurema Chaves, que declamou a sua poesia gaúcha “Rastros e Sonhos”. O palco com características do tradicionalismo gaúcho foi organizado para deixar os(as) palestrantes mais à vontade com a plateia.

 

 Na Mesa de Abertura Oficial, as autoridades presentes discursaram sobre os atuais desafios relacionados a gestão financeira, estrutural e pedagógica, tanto para os(as) Dirigentes Municipais quanto  para os(as) Conselheiros(as) de modo a garantir acesso, permanência e aprendizagem de todos e de todas os(as) estudantes.

As autoridades apresentaram os trabalhos e entendimentos dos órgãos e entidades a que representam. São eles(as): a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro; o Secretário Municipal de Educação, Prof. Ricardo Fernandes Luz; a Decana da Escolas de Humanidades da UNISINOS, Profa. Dra. Maura Corcini Lopes; a Presidenta do CEEd/RS, Conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca; o Presidente da UNDIME, Secretário Municipal de Estrela, Sr. Marcelo Augusto Mallman; 2º Vice-presidente do TCE-RS, Conselheiro Cézar Miol; a Promotora Regional de Educação do MP/RS, Dra. Luciana Cano Casarotti e o Prefeito de São Leopoldo e Presidente da Associação Brasileira de Municípios, Sr.Ary José Vanazzi.

 

 A Palestra de Abertura “As Ações da UNCME e seus resultados”, realizada pela Vice-presidenta Nacional da UNCME, Sra. Ana Lúcia Rodrigues, tratou da importância dos Conselhos Municipais de Educação sob as “novas formas de planejar, executar e fiscalizar as políticas públicas através de gestão participativa, descentralizada, caracterizando um novo momento para a sociedade brasileira.” A palestrante ponderou também sobre os Sistemas de Ensino, suas composições e atribuições e culminou sua fala no fortalecimento dos Colegiados, tanto nas questões estruturais, quanto no quadro de recursos humanos.

 

 

 

A primeira Mesa Temática foi “Conjuntura Nacional da Educação Brasileira”, com o Prof.Dr. Juca Gil. Ao abordar os atuais desafios da Educação, o Professor falou sobre a Emenda Constitucional 95, a Diversidade, a Lei do Piso Salarial e os Planos de Carreira. Neste contexto foi apresentado um panorama geral em relação as questões legais e aos movimentos não governamentais.

 

A última Mesa Temática do dia 18 foi “As Atribuições dos CMEs frente a   implementação da BNCC” com o Prof. Francisco Aparecido Cordão. Foi um momento ímpar, em que o Professor e Ex-conselheiro do CNE, realizou um resgate histórico da legislação sobre as atribuições dos CMEs e do Regime de Colaboração, além disso, tratou do perfil desejável dos Colegiados e de forma intensa dialogou sobre os Conselhos de Educação e seus papéis na implementação da BNCC da Educação Básica.

 

O segundo dia iniciou com a Mesa Temática “BNCC e os Currículos” realizada pela Prof.Dra. Maria Cláudia Dal’Igna que destacou os “novos significados” e “olhares inesperados”. Mostrou a estrutura da BNCC, as competências defendidas pelo Documento e como organizar o currículo alinhado à Base. Finalizou sua apresentação com a seguinte frase: “É preciso pensar e viver a docência recusando ser uma cópia de si mesma. É preciso reafirmar a docência todos os dias para viver. É preciso reinterpretá-la para saber-se viva como professora e não morta viva como repetidora de clichês.“

 

 

 

A última Mesa Temática do Encontro abordou a “Articulação do Regime de Colaboração dos Conselhos Municipais de Educação” com o Prof. Hudson César Veiga Feitosa, que é o Coordenador Nacional dos Articuladores do Programa de Apoio a implementação da Base Nacional Comum Curricular – ProBNCC. Ele apresentou os aspectos relevantes da BNCC, que é uma normativa nacional, e os pontos relevantes de atuação dos CMEs no processo de regulamentação do Currículo do Estado nos municípios.

 A tarde do dia 19, no encerramento do Encontro, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da UNCME-RS apresentaram a Carta de São Leopoldo para apreciação e votação, realizaram a prestação de contas e o planejamento financeiro para o próximo ano.

 Os dois dias foram de intensos debates, esclarecimentos e informações. O Evento foi bem avaliado pelos(as) presentes e já estamos pensando no X Encontro Estadual da UNCME-RS.

 Acelera UNCME-RS!

 

Fotos: Charles Henrique Rosa dos Santos - Conselheiro CME/Estância Velha

Márcio Kerber - Cine Vídeo Sul Produções

Please reload

Destaques

Assinatura do Termo de Cooperação do TCE-RS com a UNCME-RS

1/7
Please reload

Av. Dom João Becker, 271 sala 04
Centro - São Leopoldo / RS
CEP: 93010-010
E-mail: uncmers@gmail.com          
Telefone: 51 989-22-8945 / 51 992-61-1113
Siga nossas Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Nossos Parceiros:
Clique Aqui e faça contato conosco