TCE-RS divulga pesquisa realizada sobre os CMEs

Em 2018 o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul - TCE-RS e o Instituto Rui Barbosa - IRB realizaram uma pesquisa junto ao Controle Interno das Prefeituras do municípios gaúcho acerca da estrutura física, de recursos humanos e da atuação dos Conselhos Municipais de Educação - CMEs.

Foram 64 perguntas para melhor compreender o funcionamento de cada um e pensar em ações de fortalecimentos dos Colegiados, uma vez que são órgãos de controle social de suma importância para a qualificação da Educação. A Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, foi consultada a respeito do questionário para que as respostas pudessem retratar fielmente a realidade desses espaços.

O trabalho do TCE-RS e o Instituto Rui Barbosa - IRB foi noticiado no Jornal Correio do Povo e teve grande repercussão nos municípios, pois uma das atribuições que a UNCME-RS tanto prima é a consolidação das ações dos CMEs ao torná-los órgãos atuantes que promovam políticas públicas em prol da Educação do RS.

A UNCME-RS tem o TCE-RS como um parceiro importantíssimo para que suas metas sejam alcançadas, principalmente no que tange tornar todos os CMEs do nosso Estado atuantes e todos os 497 municípios terem respondido ao TCE-RS demonstra a importância que os Colegiados estão tendo em cada ponto do Rio Grande, mas também os desafios para continuarem com seu trabalho.

Parabéns às 27 Coordenações Regionais da UNCME-RS, que fizeram este Diagnóstico dar certo!!! (Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Fabiane Bitello Pedro)

Leia o resultado da pesquisa na íntegra: Diagnóstico dos Conselhos de Educação 2019