Quase 30 anos de história no X Encontro Estadual da UNCME-RS

 

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2019 a UNCME-RS realizou o X Encontro Estadual no Anfiteatro Padre Werner - UNISINOS com a temática: Memorial dos Conselhos Municipais de Educação do RS frente aos desafios das novas Políticas Públicas Educacionais. Estiveram presentes mais de 135 municípios, entre gaúchos e paranaense, para dialogar sobre a história de quase 30 anos  do FECME/RS (Fórum Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, FECME/UNCME-RS e UNCME-RS, dos Conselhos Municipais de Educação mais antigos do Brasil e a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

 

No primeiro dia as autoridades de São Leopoldo e do Estado expressaram sobre a importância do trabalho dos Colegiados em prol da Educação. A Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, falou sobre a atuação da Entidade para fortalecer os Conselhos Municipais de Educação - CMEs, assim como suas ações junto às Secretarias Municipais de Educação para que estruturem os CMEs e instituírem seus respectivos Sistemas Municipais de Educação. Neste viés a palestra de abertura foi realizada pelo Assessor do TCE-RS Sr. Leo Arno Richter, pela Promotora Dra. Luciana Cano Casarotto  e pela Conselheira Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora Estadual da UNCME-RS acerca do "Fortalecimento dos CMEs diante do “Diagnóstico dos Conselhos de Educação” - TCE-RS,  das Ações das  Promotorias  Regionais  de  Educação – MP/RS e do Documento Orientador para Composição dos Colegiados – UNCME-RS". Estas três entidades estão trabalhando em conjunto, dentro de suas atribuições, para que a sociedade e as Gestões Municipais compreendam a importância dos Colegiados e os (re)estruturem os recursos humanos e a parte física.

 

 

Na parte da tarde a Professora Doutora Maria Cláudia Dal’Igna do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS palestrou sobre o "Planejamento pedagógico na perspectiva das competências: desafios teóricos e metodológicos" a partir da necessária implementação da Base Nacional Comum Curricular de forma crítica e reflexiva. 

 

 

A última ação da tarde foi o processo eleitoral organizado e realizado pela Comissão Eleitoral para eleger a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da UNCME-RS (Gestão 2019-2023), sendo os/as eleitos:

 

DIRETORIA EXECUTIVA:

Fabiane Bitello Pedro - Coordenadora Estadual

Maria Cristina Sandim Conrad - 1ª Vice-coordenadora Estadual

Adriana Maria Cassol Heinsch - 2ª Vice-coordenadora Estadual

Catiéle Henker Mergen - 3º Vice-coordenadora Estadual

 

Larissa Catarina Gräff de Mello - 1ª Secretária

Leonara Piran Frigeri - 2ª Secretária

 

Charles Henrique Rosa dos Santos - 1º Tesoureiro

Ilsse Santina Costa da Silva - 2ª Tesoureira

 

 

CONSELHO FISCAL:

Membros Titulares

André Henckes

Cícera Cássia Wingert

Neide Adriana Butzen Flach

 

Membros Suplentes

Denise Cristine Giehl

Camila de Oliveira Bombardelli

 

 

E após o processo eleitoral da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, ocorreu a eleição das Coordenações Regionais da UNCME-RS (Gestão 2019-2023). Momento no qual cada Regional elegeu a sua coordenação composta por Coordenador/a, e seus/suas Vice-coordenadores/as para que possam atuar juntos aos municípios que compõem cada região.

 

No dia 04 de outubro, último dia do Encontro, a manhã foi de homenagens aos Ex-coordenadores/as do FECME/RS, FECME/UNCME-RS e UNCME-RS no Momento UNCME-RS composto por Trajetória da Organização da UNCME no RS:

·  Homenagem aos ex-Coordenadores;

·  Lançamento da Galeria Virtual dos ex-Coordenadores no site da UNCME-RS;

·  Carta do X Encontro Estadual da UNCME-RS -  Série histórica das Cartas dos Encontros Estaduais FECME/RS, FECME/UNCME-RS e UNCME-RS;

·  Memorial dos CMEs do RS com homenagens ao Conselheiro e à Conselheira em atividade desde a fundação do FECME/RS, Sr. Luís Fernando Minasi e Sra. Ilsse Santina Costa da Silva, assim com a Conselheira Regina Urmersbach foi homenageada pelas ações realizadas em prol da Educação e do fortalecimento dos CMEs.

 

Os Conselhos mais antigos do Brasil também foram homenageados, sendo o de Candelária/RS via Decreto Municipal e o de Novo Hamburgo/Rs por meio de Lei Municipal.

 

Após o momento de homenahem ocorreu a Prestação de Contas 2018 e Planejamento Orçamentário 2020. E para finalizar a manhã ocorreu a Posse da Nova Diretoria Estadual da UNCME-RS. 

 

 

O X Encontro Estadual da UNCME-RS foi encerrado com a palestra "Os novos Currículos e a transformação da prática pedagógica" realizadas pela Professora  Especialista  Regina  Shudo que tratou da Educação Infantil perante os novos desafios e necessidades e pela Professora Mestre Cleuza Rodrigues Repulho que palestrou sobre o Ensino Fundamental a partir da reformulação dos Projetos Políticos-pedagógicos.

 

 

Assim ocorreu um Encontro que visou fortalecer os Conselhos Municipais de Educação para que suas atribuições sejam realizadas conforme a legislação e respeitadas pelas respectivas Gestões Públicas e Escolas dos Sistemas Municipais de Educação. Outro objetivo foi a instrumentalização dos/as professores/as para que possam refletir sobre a Educação atual e a que queremos desenvolver nas escolas, colocando o/a estudante como o foco do trabalho docente, pois o acesso, a permanência e a superação da retenção escolar é um compromisso da sociedade para como os/as estudantes gaúchas.

 

Nesta edição do programa NTM em Pauta, você confere o X Encontro dos Conselhos Municipais do Estado do Rio Grande do Sul - UNCME-RS:

https://www.facebook.com/smedsaoleopoldo/videos/514402626023814/

 

Em breve teremos outros registro fotográficos para compartilhar!!!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Assinatura do Termo de Cooperação do TCE-RS com a UNCME-RS

1/7
Please reload

Av. Dom João Becker, 271 sala 04
Centro - São Leopoldo / RS
CEP: 93010-010
E-mail: uncmers@gmail.com          
Telefone: 51 989-22-8945 / 51 992-61-1113
Siga nossas Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Nossos Parceiros:
Clique Aqui e faça contato conosco