A Coordenadora da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, fala sobre o início do ano letivo


O Programa Star Comunicação entrevistou, na manhã do dia 21 de fevereiro 2022, a Conselheira Fabiane Bitello Pedro, que é Presidente do CME/SL, Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME Nacional e coordena a Mobilização e Comunicação da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).


A convidada do Programa iniciou sua fala expressando sobre a importância do movimento do "DIA C" que ocorreu no dia 19 do mês corrente foi em prol da vacinação contra a COVID-19 e atualização de todas as vacinas da caderneta da criança. Destacou que o objetivo da ação foi ampliar as possibilidades de as famílias levarem seus filhos aos locais de vacinação. Ela frisou que a UNCME-RS apoia e defende a vacinação infantil.


A Coordenadora trouxe relatos de situações das aulas no contexto de pandemia, que envolve as condições das famílias, em que estas tiveram que adaptar suas rotinas por conta das aulas remotas, assim como as escolas e seus/suas profissionais, que reinventaram seu fazer pedagógico. Falou também da importância da avaliação diagnóstica para identificar as aprendizagens construídas e as lacunas deixadas no período de isolamento sociual e aulas remotas.


Outro ponto da entrevista foi sobre a nova grade curricular do ensino médio, em que responde a algumas questões que envolvem, tanto a participação dos municípios quanto à organização da nova grade. Falou das habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos/as estudantes e da avaliação para identificar o desenvolvimento destes/as. Defendeu que a nota não mostra de forma fiel das aprendizagens, mas o parecer descritivo tem um outro fies, pois mostra de forma mais fidedigna as aprendizagens, pois descreve o que e como o estudante está aprendendo, as aprendizagens já realizadas e as que ainda precisam ser desenvolvidas para atingir aos objetivos do ano letivo.


#AceleraUNCMERS

#NovasIdeiasNovosDesafios

#2022SuperAção