Dias tensos para a Educação gaúcha!

Desde o dia 23 de abril de 2021 a Diretoria da UNCME-RS está acompanhando a situação do retorno das atividades presencias no RS diante do Decreto Estadual nº 55.892, de 22 de abril de 2021. O volta não volta teve desfecho na noite de ontem, dia 26 quando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJ-RS exarou o Despacho definindo que as aulas continuam de forma remota.


No final de semana o trabalho da Diretoria foi intenso para buscar informações junto a todos os 497 municípios do RS quanto a reabertura das escolas para as atividades pedagógicas presenciais. Contudo, a orientações sempre foram que os Conselhos Municipais de Educação - CMEs deveriam se atentar as suas atribuições para a situação com toda a prudência que o momento necessita.


Sábado à noite foi lança da 3ª Pesquisa da UNCME-RS neste ano sobre a COVID-19. O intuito é ter as informações do maior número possível de municípios para que a Diretoria Executiva da UNCME-RS tenha um panorama do que acontece no nosso Estado diante das rápidas mudanças provocadas pelo Governo Estadual que reflete nas Gestões Municipais e comunidades escolares. A Pesquisa encerrará esta semana e na sequencia os dados serão tabulados. Continuares acompanhando o que seguirá após essa decisão, ou seja, os próximos passos do Governo Estadual, para que os CMEs fiquem alertas e orientações fidedignas ao que cabe ao momento pensando no bem estar (vida e saúde) de toda a comunidade escolar.


Abaixo segue o Despacho do TJ-RS: