Início do ano e muitas ações!

No fim do ano de 2020 e no mês de janeiro de 2021 muitas pessoas estavam de férias, com exceção da Diretoria Executiva da UNVME-RS. Os membros da Diretoria estiveram em reuniões (via Plataforma Digital), formações, pesquisa junto aos Colegiados e prestando assessoria ao CMEs gaúchos em função da renovação de gestores públicos e desafios que a Pandemia da COVID-19 continuada empregando à Educação. As Redes Sociais estiveram de folga, mas o trabalho não parou.

Assim, a partir de fevereiro os registros foram ocorrendo e outras ações foram e estão sendo realizadas pela Diretoria da UNCME-RS, tanto a Executiva como as Coordenações Regionais, sendo:



Segunda tesoureira da UNCME-RS, Conselheira Ilsse Santina Costa da Silva, representante da nossa entidade no Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS participou, de forma remota, da primeira reunião, deste colegiado realizada no dia 06/02/2021.









Reunião da Diretoria Executiva dia 08/02/2021 para planejar preliminar do ano em curso.









A UNCME-RS esteve representada, pelo seu primeiro tesoureiro, conselheiro Charles Henrique Rosa dos Santos, na reunião da Assembleia Legislativa realizada na manhã do dia 09/02/2021.

Pauta da reunião foi a Compatibilidade do Calendário Escolar SEDUC/2021 e Calendário Estadual de Vacinação Covid-19 da Saúde - SES.





Na manhã do dia 18/02/2021, a Diretoria Estadual da UNCME-RS (Executiva e Coordenações regionais), esteve reunida, de forma remota para organização de PLEJAMENTO DA DIRETORIA EXECUTIVA da Entidade, apresentação da pesquisa UNCME 001/2021 e a proposta de calendário para o primeiro trimestre de 2021.






A Coordenação da UNCME-RS/AMZOP esteve reunida com os 43 municípios da regional, com mais de 90 pessoas, de forma virtual, no dia 17/02/2021.

O encontro teve como pauta a retomada do Caderno 3 emitido pela UNCME-RS, em setembro do ano passado, caderno este que traz muitas orientações para os CMEs.






A Regional AMLINORTE, se reuniu no dia 19 de fevereiro de 2021, sob a Coordenação da Conselheiras Almonita, Cecília Marema e Estela.

Contou com a participação do conselheiro Charles Santos, presidente do CME de Estância Velha e 1º tesoureiro da UNCME-RS. A pauta apresentou o cronograma de trabalho da regional para o primeiro semestre.





Dia 25/02/2021 a UNCME-RS foi representada pela sua 1ª vice coordenadora, Conselheira Maria Cristina Sandin Conrad, no evento promovido pelo Tribunal de Contas do RS.

Intitulado "Ciclo de Debates sobre o a garantia do Direito à Educação", a webconferência contou com a participação de outras Entidades parceiras do TCE gaúcho e também da UNCME-RS, MPRS, UNDIME e CEEdRS.




Na tarde do dia 25/02/2021, a UNCME-RS esteve representada pela nossa 2ª vice coordenadora, Conselheira Adriana Cassol na reunião dos Secretários/as Municipais de Educação da região AMCENTRO da UNDIME.

Também estavam presentes no evento o Secretário de Estado da Educação, Faisal Karam e a Diretora Pedagógica da SEDUC, Dra,Letícia.








Na manhã do dia 24/02/2021, a Regional AMVARS/AMAPARA reuniu-se de forma remota para abordar sobre o contexto educacional da região e as orientações da UNCME.










Na noite do dia 24/02/2021, ocorreu uma live promovida pelo Vereador Caxiense, Lucas Caregnato, que já foi presidente do CME do município.

No evento sobre as perspectivas para o ano letivo de 2021, estavam presentes o SINDISERV de Caxias, representado por Silvana Piroli e a UNCME-RS, representada pelo Conselheiro, Charles Henrique Rosa dos Santos.






No dia 26/02/2021, ocorreu a Reunião da REGIONAL DA AMVARP. Pauta: cronograma das reuniões, filiação, anuidade, proposta da UNCME ESTADUAL, Ajuda memória entre outros assuntos.








No dia 26/02, o Conselheiro Charles Santos, representou a entidade em reunião na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CECDCT) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul onde a pauta girou em torno do Ensino Remoto, Chromebook e Acesso à Internet.







Divulgação da NOTA CONJUNTA no dia 09/03/2021 sobre PL Nº 170/2019 (ALRS) - Educação Domiciliar.







Dia 01/03/2021, ocorreu a Reunião Mensal dos Conselhos Municipais de Educação da Região da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste – AMFRO, Coordenada pela Presidente do CME/SG, Professora Larissa Gräff , pela plataforma do Google Meet,










Em 03/03/2021, os 12 Conselhos Municipais de Educação da Regional GRANPAL, estiveram reunidos para discutir sobre a atuação dos CMEs, a situação nas redes de ensino dos municípios e informes da UNCME.











No dia 08 de março de 2021, a Coordenação da UNCME-RS/AMZOP, esteve reunida via google Meet para debater os assuntos da Ajuda Memória nº 01, orientar sobre o pagamento da anuidade e orientar sobre a filiação/ recadastro.








No mesmo dia a regional AMVARC esteve reunida de forma virtual, tendo como mensagem a poesia “Homenagem às Mulheres”, de Bráulio Bessa. Dentre os temas debatidos, destacamos os assuntos da Ajuda Memória UNCME-RS nº 01.









No dia 10/03/2021, ocorreu a cerimônia de posse da presidência do Conselho Estadual de Educação - CEEdRS.

A Presidência do colegiado para a gestão 2021-2023, fica com a Conselheira Márcia Adriana de Carvalho, que foi reconduzida a função.

A UNCME-RS entidade parceira do CEEDRS, no regime de colaboração, foi representada pela primeira vice-coordenadora, Maria Cristina Sandin Conrad.

















O Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região - CRB-10 e o Fórum pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolaresrealizaram o lançamento do livro "Biblioteca Escolar e Pública em Evidência". O livro é uma realização conjunta do CRB-10 e Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares, com apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Goethe Institut Porto Alegre e Assembleia Legislativa através da Comissão de Direitos Humanos e Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e Leitura. A 2ª Vice-coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Adriana Cassol representou a nossa entidade.



Em diversos momentos a Diretoria Executiva da UNCME-RS é convidada a estar em vários espaços/ambientes no mesmo horário. Assim, em um trabalho colaborativo, cada membro participa de uma atividade para atender a todos os convites.

Destaques
Siga nossas Redes Sociais
Av. Dom João Becker, 271 sala 04
Centro - São Leopoldo / RS
CEP: 93010-010
E-mail: uncmers@gmail.com          
Telefone: 51 989-22-8945 / 51 992-61-1113
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Nossos Parceiros:
Clique Aqui e faça contato conosco