REUNIÃO DO COE-ESTADUAL DO RS - 28/07/2021


Na manhã desta quarta-feira, dia 28 de julho, a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, participou da retomada das reuniões do COE-Estadual, que não se reunia desde março do corrente ano. Na pauta apresentada no início da reunião pela Secretária Adjunta da Seduc-RS, Sra Stefanie Eskereski, estavam listados os seguintes temas:

- acolhida e apresentação da nova composição da Seduc-RS;

- histórico das deliberações do Governo do Estado frente à COVID-19 no ano de 2021, no que tange à Educação;

- vacinação dos/as Profissionais da Educação no RS;

- construção de parecer a respeito da metragem quadrada dentro do Modelo de Distanciamento Gaúcho.


Dentro dos pontos de pauta, foi mais uma vez apontado o endereço eletrônico http://coronavirus.ra.gov.br/ensino no qual estão, entre outros documentos, a Portaria Conjunta SES/SEDUC 01/2021, de 15 de maio; a Nota Informativa nº 27 CEVS/COE/SES-RS, de 08 de junho; o Guia para Implementação de Medidas de Prevenção e Controle da COVID-19, de 16 de junho e a Nota Informativa n° 32 CEVS/SES-RS, específica para as escolas agrícolas do RS, de 24 de junho.


A Secretária Adjunta também trouxe ao grupo o estudo e a construção de um parecer a respeito da metragem quadrada nas salas de aula do RS, sendo que a Sras Vivian Estevam e Poliana Orlandi, conjuntamente com a Sra Carolina Drugg (membros da Seduc-RS e da Secretaria Estadual da Saúde, que tratam dos estudos relativos ao tema no Governo do RS), trouxeram que diferentes dados estão sendo levados em consideração para a construção do parecer, pois há uma grande preocupação em relação à nova variante da COVID-19 e o grande grau de transmissão da mesma. Isso tem feito com que o Governo Estadual, segundo suas representantes, tenha tido ainda mais cautela no debate, entendendo que a metragem QUE HOJE ESTÁ EM VIGÊNCIA (1,5m² com o uso de máscara e 2m² sem o uso de máscara de distância entre as classes, nas respectivas salas de aula) dá maior segurança sanitária. Hoje à tarde, este tema será ponto de pauta junto ao Gabinete de Crise do RS e ficou acordado, que assim que a reunião findar, seremos informados da decisão a respeito da metragem a ser CUMPRIDA EM TODO O RS!


Cabe destacar que a UNCME-RS, em conjunto com o CEEd-RS, que estava representado por sua Presidenta, Conselheira Márcia Adriana de Carvalho, defenderam um grande cuidado ao analisar a metragem, pois há diferença entre distanciamento entre classes e entre as pessoas, além disso, que precisamos também atentar as normativas dos sistemas de ensino RS, bem como as normativas sanitárias que estavam vigentes antes mesmo da pandemia da COVID-19. Apontamos nossa preocupação com tal mudança e que a mesma precisa de grande reflexão a partir do momento em que vivemos e que toda e qualquer alteração no Modelo de Distanciamento Gaúcho precisa de tempo para a adequação dos Protocolos Municipais e, por consequência, nos Planos de Contingência de cada unidade educacional do RS.


Estavam presentes, além dos nomes e representações já citados, o Presidente do SINEPE/ES, Sr. Bruno Eizerick, e a Presidenta da UNDIME/RS, Sra. Maristela Guasselli.