Reunião do COE-Estadual realizada em 05 de agosto de 2021.




Estivemos reunidos nesta manhã, com a finalidade de concluir os pontos que não foram atingidos na reunião da semana passada (dia 28/07) e já tratarmos dos novos que surgiram no decorrer dos dias.


Dentre os pontos discutidos, tivemos o esclarecimento de que o novo Decreto Estadual, que trata do Modelo de Distanciamento no RS, em especial nas instituições de ensino, sairá hoje, no mais tardar amanhã, dia 06/08. Nos foi informado de que o novo Decreto Estadual trará, entre outros pontos, a redução da metragem de distanciamento entre as classes nas salas de aula/referência, com o uso de máscaras e a garantia de todos os demais protocolos. Também, as representantes da Seduc-RS, nos informaram que o novo Decreto Estadual trará um prazo (a contar da emissão do mesmo) de 15 (quinze) dias para a adequação dos Protocolos Sanitários nos municípios e, por consequência, dos Planos de Contingência, sempre reforçando que os Municípios precisam aguardar a emissão do novo Decreto Estadual, para que daí sim possam avaliar a nova proposta no Modelo de Distanciamento.


Durante a semana que vem, serão reeditados os Guias para Implementação das Medidas de Prevenção e Controle da Covid-19, que auxiliarão nos estudos para cada município e unidade escolar.


Diferentes pontos foram debatidos durante a reunião, como a importância de cada vez mais tratarmos de que um retorno seguro é fundamental, com o processo de ampliação da vacinação em todo o RS, a conscientização da necessidade da continuidade dos protocolos e da utilização adequada de todos os meios de proteção individual e coletiva, bem como trouxemos a necessidade de maior publicização dos dados que envolvem a evolução ou não da Covid-19 no meio escolar. Trouxemos como fundamental uma grande campanha estadual, abordando todos estes pontos e de que a vida escolar das crianças e dos/as estudantes é muito importante para o presente e para o futuro do RS, garantindo, assim, um retorno seguro e gradativo!


Estiveram presentes na reunião: Fabiane Bitello Pedro (Coordenadora Estadual da UNCME-RS; Maristela Guasselli (Presidenta UNDIME/RS); Marcia Adriana de Carvalho (Presidenta do CEEd-RS); Bruno Eizerik (Presidente Sinepe/RS) e Bruno Moran, Itanajara Risther da Silveira, Izabel Matte, Poliana Gomes Orlandi (Governo Estadual do RS).